A CONDUTA DE UM CRISTÃO NO MUNDO

Texto:Mateus 5:13-16 "Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar?para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.
Vós sois a luz do mundo:não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e se dá luz a todos que estão na casa.Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.

Jesus ensina que somos sal, o sal tem uma função magnifica de dar sabor aos alimentos consumidos na culinária; esse sal conserva o alimento para que este não venha estragar.
Assim também somo comparados com o "sal" temos a responsabilidade de dar sabor neste mundo.Jesus ensina também que não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte.A mesma coisa acontece com a igreja.Ela não pode se esconder.Os homens vêem o que ela faz de bom ou de ruim.A nossa presença no mundo precisa ser cuidadosa.A Palavra de Deus se preocupa a respeito de como devemos nos comportar no mundo, porque cada um de nós leva consigo o nome de Cristo.Sendo assim, a nossa responsabilidade é grande.Por isso precisamos ter cuidado com o nosso comportamento diante do mundo,
pois é na conduta do dia a dia que mostramos quem realmente somos.
Em Efésios 5:1 Paulo nos exorta a sermos imitadores de Deus, como filhos que amam ao Pai (Ef 5:1) e querem andar, segundo suas pegadas.
5:3-5 As obras das trevas são bem conhecidas e Paulo as menciona, sem descrevê-las.
5:6 Não deixe que ninguém o engane com palavras vãs.
5:7 Não seja participante com os filhos das trevas nas suas obras más.
5:11 Não se associe às obras infrutuosas das trevas, antes condene-as.
5:15 Veja prudentemente como anda, não como tolo, mas como sábio.
5:16 Use bem cada oportunidade.
5:17 Não seja insensato, mas entenda qual é a vontade de Deus.
5:18 Fugir do vinho e da devassidão.
5:19 Busque uma vida na plenitude do Espírito Santo que se evidencia numa linguagem pura.
5:20 Um coração sempre agradecido ao Senhor.
5:21 Ter um atitude de sujeição uns aos outros, no temor de Cristo.
À seguir Paulo faz declaração à respeito do amor  no lar e no trabalho.
"O Casamento é hoje uma instituição em crise na sociedade.A unidade que Efésios 5:31 afirma "uma só carne" está em cheque."
O que nossas igrejas tem feito para amenizar esta situação?(Encontro de casais, estudos sobre a família e outros.
Qual a analogia que Paulo faz do amor conjugal em relação a Cristo e sua igreja?(os princípios de submissão e de liderança precisam ser encarados notando o relacionamento Cristo e sua igreja(Ef. 5:22,23)O amor entre ambos é muito importante.
 Como deve ser a relação filho e pais?(Aos filhos cabe a obediência e a honra aos pais, sabendo que o Senhor abençoa os que o obedecem.Aos pais, que amem seus filhos quando forem discipliná-los, e que os criem de acordo com os princípios bíblicos (Ef. 6:1-4).
E entre os empregados e patrões?(Aos empregados que obedeçam seus patrões, sinceramente, como se estivessem servindo a Cristo, como amor, não apenas na aparência, mas sendo os melhores pelo seu eficiente trabalho.Aos patrões, da mesma maneira, que tratem seus empregados com respeito, sem ameaças, reconhecendo seus direitos, sabendo que Deus não faz acepção de pessoas, e que o Senhor tanto dos empregados quanto dos patrões está no céu (Ef. 6:5-9).
Paulo renovou as forças para anunciar a quinta e última prioridade divina para seus servos.Assim ele exclama:"Finalmente, fortalecei-vos no Senhor e na força  do seu poder.Revesti-vos de toda a armadura de Deus"(Ef. 6:10-11a).
Precisamos de toda a armadura de Deus(Ef. 6:13). Após a peleja, tendo feito tudo, que o cansaço não nos derrube, que permaneçamos firmes.Paulo enfatiza esta característica do bom soldado de Cristo.
A Armadura e Seu Significado
* O cinto é a verdade.
* couraça é  justiça
* Seus calçados são a preparação do evangelho da paz.
* O escudo é a fé.
* O capacete é a salvação.
* A espada é a Palavra de Deus, dada pelo Espírito Santo.
* Orar em todo tempo no Espírito.
* Vigiar com perseverança.
* Suplicar pelos demais soldados(por todos os santos)e pelo que está na frente da batalha (pelo líder, missionário ou pastor) para que tenha sabedoria e intrepidez para divulgar o ministério do evangelho e que em Cristo(nele) tenha coragem para falar o que deve falar.(Ef. 6:14-20)
Como está o relacionamento com Deus?
O que deve mudar ou acrescentar no seu estilo de vida para que fique de acordo com as instruções dadas em Efésios 5e 6?
Pense Nisso!
Pra. Rosilene Lopes Ribeiro


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

APRENDENDO A MEDITAR NA BÍBLIA

SUPERMERCADO DO CÉU